Blog NTZ

Arquitetura de Iluminação e Lighting Designer

Arquitetura de Iluminação no Brasil e o Surgimento do

Lighting Designer

Neste artigo de Cláudia Cavallo, para a Revista Lume Arquitetura, Edição 15, a autora chama atenção para a desenvolvimento da arquitetura de iluminação no Brasil e o surgimento do Lighting Designer. 

Segundo Cláudia Cavallo, “no que diz respeito à Arquitetura de Iluminação, no Brasil, temos visto o fenômeno do ‘auto-intitulamento'” do termo lighting designer. Pessoas sem a devida formação passaram a utilizar essa denominação o que pode ter gerado certa banalização da atividade. 

No entanto, destacam-se no mercado profissionais altamente qualificados e comprometidos em aprender, buscar conhecimento, respeito e admiração. Os projetos feitos por lighting designers são destaques em revistas profissionais e congressos de iluminação. Atualmente, a Arquitetura de Iluminação tem sido um belo e sustentável diferencial em residências, comércios, monumentos, prédios históricos, festas, entre tantos outros ambientes. 

Cláudia entrevistou cinco lighting designers premiados em concursos nacionais. Entre eles, o arquiteto da NTZ, especialista em iluminação, Ugo Nitzsche.

O Lighting Designer 

Arquitetura de Iluminação

Ugo faz sucesso em mostras de arquitetura e já recebeu os prêmios ABILUX em 2006, 2009 e 2011.

“Os primeiros especialistas em Iluminação para Arquitetura no país começaram como autodidatas, estudando através de escassa fonte de consulta, dispondo de um limitadíssimo leque de ferramentas, investindo em viagens para buscar referências no Exterior, desenvolvendo luminárias.”

Alguns desses profissionais trabalharam em escritórios de arquitetura e tiveram a oportunidade de realizar projetos de iluminação. Aqui no site da NTZ você pode encontrar alguns projetos realizados por Ugo. 

Hoje em dia a arquitetura de iluminação tem ganhado destaque, especialmente pela divulgação através da internet, seminários e cursos realizados pelos pioneiros dessa área de atuação. Esses profissionais são referências e influenciam a formação de novas gerações de arquitetos. Tanto pelo conteúdo técnico apresentado, como pelos projetos em destaque e conceitos utilizados. 

Um desses importantes conceitos é “o de que não existem soluções-padrão; um bom projeto luminotécnico exige criatividade, mas consiste em um trabalho essencialmente matemático; não se dorme amante da luz e se acorda lighting designer sem antes estudar e praticar muito.”

Ugo Nitzsche e a Arquitetura de Iluminação

“Ugo Nitzsche formou-se em Arquitetura pela
Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em
2004. Enquanto cursava a faculdade, estagiou no
escritório do lighting designer Maneco Quinderé e
trabalhou numa loja de renome. Após se formar,
associou-se a um amigo também arquiteto,
começou a desenvolver projetos luminotécnicos
próprios e vem atuando como profissional independente
desde então.” Revista Lume – Edição 15

Segundo Ugo, com Maneco Quinderé ele pode “observar e aprender sobre efeitos e o aspecto artístico da iluminação. Conhecimento técnico sobre lâmpadas, luminárias e equipamentos auxiliares consegui em aulas com um exrepresentante da Osram – que acabou se tornando grande amigo – e também no dia-a-dia, na loja onde trabalhei, com o lighting designer Nils Ericson, a quem eu fazia o máximo de perguntas e ele, percebendo meu interesse, esclarecia as dúvidas e rebatia com outras questões, acelerando bastante meu aprendizado. Sempre serei muitíssimo grato a estas pessoas pela atenção e carinho que a mim dedicaram”. Revelou Ugo à matéria publicada pela Revista Lume Arquitetura. Confira mais desse conteúdo no link: Revista

 

Veja os projetos de Arquitetura e Iluminção NTZ Iluminação e Ugo Nitzsche e siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram

 

Entre em contato para saber mais sobre Projetos de Iluminação da NTZ. 

Envie sua mensagem clicando aqui!