Projeto de Iluminação para Lojas: NTZ na Q-Vizu

A NTZ também realiza projeto de iluminação para lojas

Matéria na Edição 14 da Revista Lume, o projeto de iluminação para a Loja Q-Vizu encantou por destacar os produtos expostos e valorizar a arquitetura da loja. O baixo consumo de energia e custo de manutenção também fizeram a diferença.

Iluminação e Arquitetura para Lojas

O projeto de iluminação desenvolvido por Ugo Nitzsche, propôs a criação de um ambiente descontraído e com clima aconchegante. Ele atendeu às características da loja de camisetas voltada ao público jovem. E as luzes deram destaque aos produtos de cores vibrantes e intensas. 

“No espaço havia, originalmente, tipos diferentes de luminárias de luz geral direta e de destaque –desalinhadas e desconexas –, que geravam alto nível de iluminância em toda a loja, porém sem destacar os produtos mais importantes. O melhor caminho para se destacar um produto pode, por vezes, ser justamente a ausência de luz no lugar certo.” 

Projeto de Iluminação soluciona problema para loja Q-Vizu

Ugo Nitzsche solucionou o problema da área de exposição de produtos através de dois nichos retangulares e longitudinais que formara um grande retângulo de 8m² e, dentro desse espaço, nichos quadrados com fluorescentes T5 de 14W e 3000K constituem a luz geral indireta.

O espaço, originalmente, tinha tipos diferentes de luminárias, com alto nível de iluminância, mas sem destacar os produtos mais importantes. Veja na imagem abaixo a diferença do ambiente após implantação do projeto luminotécnico.

Projeto de iluminação para lojas

Antes

Iluminação e Arquitetura para Lojas

Depois

Destaque para os produtos do painel

Projeto de iluminação para lojasNo interior dos nichos retangulares foram embutidas lâmpadas dicróicas e o fundo foi pintado de preto. Um painel curvo em laca branca foi utilizado. A luz deveria incidir apenas sobre os produtos, evitando possível interferência Projetos de iluminação para lojasluminosa no painel – o que anularia o efeito pretendido.

No interior dos nichos retangulares foram embutidas lâmpadas dicróicas e o fundo foi pintado de preto, para aparecer o mínimo possível quando os equipamentos são acionados. E ainda foi possível esconder, abaixo e atrás da base do expositor dos produtos, lâmpadas fluorescentes T5, de 3000K, e spots com lâmpadas incandescentes refletoras – criando efeitos de flutuação das camisas –, além de uplights do painel.

Demais áreas após o projeto de iluminação da loja Q-Vizu

Na área de estoque foram aproveitados embutidos existentes para lâmpadas fluorescentes Projetos de Iluminação para Lojascompactas. Mudou-se apenas a temperatura de cor para 4000K (brancas). Já na vitrine foram utilizados três embutidos com uma AR 111 e uma CDMR PAR 30 cada. Por terem controle definido de facho, elas permitem que a luz incida somente sobre os produtos, sem que “vaze” luz para o interior da loja e tampouco para o corredor do shopping.

Os provadores de lojas são áreas delicadas. É de suma importância que os clientes sintam-se bem. Dessa forma, foram instaladas, verticalmente, luzes fluorescentes T5. No teto um embutido com lâmpada Soft 60. E IRC 90 e 100 para reproduzir com fidelidade tons de pele e produtos. A temperatura de cor é de 3000K (amareladas), gerando um clima e cor agradável de fim de tarde.

O princípio fundamental do projeto foi proporcionar nível médio de luminância em toda a loja, de modo a destacar adequadamente os produtos e racionalizar a funcionalidade de movimentação do pessoal no atendimento dos clientes. Confira mais detalhes na Lume Arquitetura e diretamente pelo link da Edição 14.

 

Confira mais detalhes no link: Edição 14 Lume Arquitetura

Entre em contato para saber mais sobre Projetos de Iluminação da NTZ. 

Envie sua mensagem clicando aqui!