NTZ Iluminação: Projeto para Restaurante Ícaro – RJ

Em mais um grande projeto de iluminação reconhecido pela Revista Lume Arquitetura, o arquiteto e lighting designer Ugo Nitzsche, da NTZ Iluminação Arquitetônica, transformou o Restaurante Ícaro, no Rio de Janeiro. 

Projetos de Iluminação trazem sofisticação e valorizam detalhes

Os projetos de iluminação do arquiteto e lighting designer Ugo Nitzsche, da NTZ Iluminação Arquitetônica, sempre são destaques na Revista Lume Arquitetura. Dessa vez, a transformação ocorreu no Restaurante Ícaro, no Rio de Janeiro. 

Para a LUME, Ugo “conferiu ao espaço um clima teatral, obtido pelo contraste de luz e sombras.” E segundo o próprio autor: “A característica principal do projeto foi o uso predominante de lâmpadas com alta definição do facho luminoso que, além de dramaticidade, proporcionou uma ambientação aconchegante e sofisticada”, define Nitzsche.

Projetos de Iluminação

Fachadas do Restaurante Ícaro após Projeto de Iluminação

A Lume Arquitetura trouxe detalhes do projeto na Edição 30 da Revista, confira:

Para iluminar a fachada foram instalados embutidos de piso com lâmpadas de vapor metálico refletoras HQI-R PAR 30, de 35W, a 3000K. Esses equipamentos, que geram muita luz com pouca energia, com diferentes ângulos de abertura do facho, destacam a área revestida com duratex e os pilares do pórtico de entrada”, justificou o lighting designer.”

No paisagismo, denso e baixo, embutidos de piso menores comlâmpadas halopin bipino a 40W/60º, a 2700K, fazem efeito de luz por contraposição, destacando sua silhueta. Recortes nos pilares abrigam embutidos com lâmpadas MR16 BAB de 20W/38º, a 2700K, com filtro de vidro jateado, que geram luz suave para a área de espera, além de efeito visual.

Pontos de fibra ótica fazem marcação do piso da entrada e iluminam a base da pele de vidro, por onde desce a cascata desde o pavimento superior.

Iluminação na área interna do Restaurante Ícaro

Iluminação e ArquiteturaNa área onde estão dispostas as mesas, no térreo, a luz geral do ambiente é feita em quase toda extensão, com downlights de embutidos no teto, recuados e com antiofuscante. Neles, lâmpadas halógenas refletoras geram um sofisticado efeito de luz e sombras. De forma complementar e decorativa, iluminando a mesa comunitária – tendência mundial em restaurantes. Um grande pendente de luz difusa torna a pele de vidro da cascata mais visível e atraente do lado externo do restaurante; uma escultura na parede, também iluminada por trás, gera efeito visual destacando sua silhueta.

 

 

Um toque especial na Iluminação da Exposição de Alimentos

A iluminação nas áreas sobre saladas, queijos e tortas salgadas contou com bom índice de reprodução de cor (IRC) e são complementadas por embutidos no teto com halógenas refletoras com lâmpadas AR 70 FL de 50W, a 2700K.

Arquitetura: Alexandre Magno e Alexandre Menezes

Área de Exposição de Pratos do Restaurante Ícaro – RJ. Iluminação dando charme e toque especial!

Área de bar e café

Projetos de Iluminação A área do bar é iluminada principalmente por lâmpadas fluorescentes T5 de 28W, a 3000K, dispostas em detalhes, atrás de garrafas e copos de cristais, fazendo com que a caixa de vidro jateado que os abriga se torne iluminada, em especial as garrafas de bebidas com diferentes cores e formatos que parecem luminosas, gerando ótimo efeito visual.

 

 

 Outros componentes da Iluminação para o Restaurante Ícaro

Banheiros, cozinha e áreas de circulação também foram modificadas com o projeto de iluminação.

Projetos de Iluminação

Nas áreas de circulação foram usadas luminárias com lâmpadas fluorescentes e fechadas por vidro de proteção. A intenção foi evitar a possibilidade de queda de estilhaços no preparo de alimentos, conforme exigência da vigilância sanitária.

O acesso ao pavimento superior é feito por uma escada parcialmente solta das paredes, onde um pilar impede o uso de balizadores. Assim, para iluminar os degraus, o lighting designer optou por usar uma linha de embutidos munidos, entretanto, com LEDs na cor âmbar, de 1W cada, e com ângulo de abertura de facho de 2° x 70°, que fazem uma linha reta iluminando degrau sim, degrau não.

Na área de mesas, novamente a luz geral do ambiente é feita com downlights de embutidos no teto recuados e com antiofuscante, e lâmpadas halógenas refletoras. Foi repetido com mais força o efeito de luz e sombras do primeiro pavimento.

Projetos de Iluminação

Neste pavimento, não há o pendente de luz geral nem a iluminação em maior quantidade da área de exposição de alimentos, portanto o nível geral de luminância é mais baixo que o do piso inferior. 

Dessa forma, criou-se um ambiente ainda mais aconchegante e o projeto definiu o uso de luminárias especiais: em uma das paredes, quatro arandelas retangulares em acrílico fumê com difusores em acetato branco leitoso e tela metálica microperfurada geram luz difusa e suave; um grande pendente em madeira, posicionado acima da única mesa circular do restaurante gera luz direta e indireta, com difusor com desenhos geométricos que cria efeitos no teto.

O charme da Iluminação em banheiros

Projetos de IluminaçãoNo acesso aos banheiros, bancadas confeccionadas em mármore são as próprias cubas e, tanto estas como os metais, foram destacadas com o mesmo tipo de embutidos (recuados, com antiofuscante e AR 70 de 50W SP e AR 48 de 20W SP, ambas a 2700K).

Os banheiros do pavimento superior também contam com bancadas de mármores, iguais às do primeiro piso, desenhadas pelos arquitetos Alexandre Magno e Alexandre Menezes. Destaque para a escultura na parede e objetos decorativos nas laterais da bancada. Dentro das cabines, fluorescentes T5 de 28W, a 3000K, dispostas verticalmente em detalhe da marcenaria, geram luz aconchegante sem ofuscamento.

 

 

Gostou? 

Confira mais detalhes no link: Edição 30 Lume Arquitetura

Entre em contato para saber mais sobre Projetos de Iluminação da NTZ. 

Envie sua mensagem clicando aqui!