Ugo Nitzsche

Ugo Nitzsche

Arquiteto e Urbanista formado em 2005 pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro – RJ, trabalhou com importantes lighting designers, como Maneco Quinderé e Nils Ericson, com quem adquiriu conhecimentos e experiência, técnica e conceitual, no uso de efeitos aplicados à iluminação, em projetos arquitetônicos, antes de montar seu próprio escritório, em 2004. Ainda como estudante de arquitetura, trabalhou em duas lojas de equipamentos de iluminação (uma delas a LaLampe), onde desenvolveu projetos de iluminação como ferramenta de vendas. Buscando uma qualificação destacada e constante evolução profissional, vem pesquisando diferentes aspectos da iluminação em diversas fontes de informações do mercado nacional e internacional, além de freqüentar palestras, feiras, seminários e congressos.

No fim de 2005 a REVISTA LUME ARQUITETURA – primeira do Brasil no segmento de iluminação de arquitetura – apontou Ugo e outros quatro profissionais como novos talentos no Brasil.

Recebeu o premio de melhor projeto de iluminação arquitetônica do Brasil, nas categorias: residencial (2006, 3º lugar); bares e restaurantes (2009, 3º lugar); bares e restaurantes, eficiência energética e residencial – em 2011, 3º, 2º e 1º lugar, respectivamente, no concurso bienal nacional de projetos de iluminação promovido pela Abilux.

Ministra palestras sobre iluminação artificial, quanto à sua importância no desenvolvimento e valorização do projeto arquitetônico, em universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Rio de Janeiro e SP, e em encontros para estudantes de arquitetura em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.
É professor da cadeira de luminotécnica da Faculdade Silva e Souza, no Rio de Janeiro.